Canil Gigantes do Moenda Dogue Alemão

 Canil Gigantes do Moenda
Escolhendo o Filhote

 

 

Como faço para escolher um filhote de um criador?

A menos que esteja especificamente interessado em um cão para exposição, deixe o filhote escolher voçê.


O primeiro passo para a escolha correta de um filhote é encontrar um criador de confiança e, em seguida, um profissional da saúde de credibilidade para o bichinho. “Eu aconselho que o cachorro não seja comprado em feiras ou em pet shops, já que eles não são objetos para serem expostos.


Quanto ao veterinário ideal, ele não seria aquele escolhido só porque é mais perto de casa ou o mais simpático, mas aquele de mais credibilidade”.


Já para escolher um criador adequado, recomenda-se que os futuros donos sempre visitem as instalações do canil e pesquisem sobre a procedência dos pais dos filhotes, para assim, evitar problemas hereditários como a displasia coxofemural. “Imagine descobrir em menos de um ano que seu cachorrinho não vai mais poder andar por problemas de articulação?”


O criador deve estar feliz de responder a qualquer pergunta a qualquer momento sobre seus Dogues e de prefêrencia veja o comportamento dos parentes dos filhotes, certamente sempre a mãe e outros parentes estarão no local.


Se gostar de algum criador, marque uma visita em sua casa para ver os cães. Depois que examinar os cachorros e as instalações, converse com o criador sobre regras e costumes. Um criador honesto e responsável gostará de sua preocupação e não ficará ofendido se você perguntar:



- Há quanto tempo você cria cães?

Com que freqüência você cruza seus cães?

Por que você decidiu cruzar esses dois cachorros?

Antes de cruzá-los, você examinou os cães para possíveis problemas de saúde comuns à raça?

Os filhotes vêm com garantia de saúde ou um atestado de saúde do veterinário?

Que cuidados devemos ter?

Está acostumado com crianças ou outros animais?

Você pertence a algum clube de criação e obedece a seu código de ética?

Seus cães conseguem cumprir as tarefas para as quais eles foram adestrados (se for pertinente à raça em questão)?

Os cães ganharam algum título (campeonato de formação, títulos de obediência, títulos de rastreamento, títulos de rebanho)?

Você pode dar referências de outros compradores?

>Quais os pontos positivos e negativos de se ter essa raça?

Qual a personalidade e o temperamento destes cães?

Que problemas genéticos afetam a raça?



Um bom criador também lhe fará perguntas. Essas perguntas podem parecer pessoais, mas as intenções do criador são boas: garantir que seus filhotes sejam amados e tenham uma casa para o resto da vida.


Um criador pode também exigir que você assine um contrato aceitando determinadas regras de cuidados, como manter o cachorro em um quintal cercado ou castrá-lo ou esterilizá-lo. Alguns criadores retêm a documentação de registro do filhote até que se prove que ele foi castrado. O criador também pode exigir que você devolva o cachorro se acontecer de não puder mais ficar com ele. Como retribuição pelo cumprimento dessas condições rigorosas, você pode esperar receber um filhote bem socializado e saudável, por um preço justo, além de informações constantes do criador sobre seu cuidado, tratamento e alimentação.


Nem sempre é fácil encontrar um modelo de criador como esse. Qualquer pessoa pode se apresentar como criadora de cães. Como comprador, é sua responsabilidade analisar com cuidado o criador para garantir que ele segue práticas de criação responsáveis e respeitáveis.


Quando visitar um criador, anote o tamanho do canil, as áreas de adestramento, limpeza, estado de conservação, ventilação, iluminação e aparência geral. As áreas para descanso e necessidades fisiológicas estão limpas? Existe uma área separada para os cachorros doentes, os cachorros de exposição e os recém-nascidos? O criador oferece alimentos de boa qualidade ou seus animais seguem uma dieta genérica? Tem sempre à disposição água fresca? O criador guarda os registros (incluindo documentos de vacinação), armazena os medicamentos corretamente e toma todas as medidas para evitar infestação por vermes? Além disso, avalie a condição dos cachorros e a socialização dos filhotes. No fim, seu próprio julgamento é o que mais conta.


Tenha em mente que via de regra, os filhotes que vem correndo para seus pés enquanto os outros ficam juntos o fez não por que lhe escolheu, mas sim por que provávelmente é o filhote dominante da ninhada, ou seja, o mais arteiro. Para casas, principalmente as com crianças essa é uma ótima escolha, pois trata-se de um cão com energia para dar, vender e acompanhar as brincadeiras da criançada.




Seu cachorro sempre deve vir de um ambiente familiar, o que ajudará a sua socialização.



Ele ou ela também irá provavelmente ter seus documentos de registro CBKC "aprovado" ,normalmente o Pedigree demora de 3 a 5 meses para ficar pronto, e assim que eles estiverem nas mão dos criadores,os mesmos devem entar em contato com os compradores dos filhotes para combinar a entrega dos mesmos, que pode ser via Sedex por exemplo.




Um novo proprietário não deve se sentir desprezado por isso como a maioria dos criadores de renome usam este procedimento .



Um dos pontos principais para realmente ver se o criador é idoneo, e não está interessado somente na venda dos filhotes, é saber quantas ninhadas as fêmeas tem por ano. O correto é no minimo , para não prejudicar as fêmeas, somente cruzar após o 3° cio, e depois sempre intercalar, a cadela tem que descansar um cio,para poder cruzar novamente.



Após a compra do filhote, veja as nossas dicas em Comprei um filhote e agora?



...

...